Educacao a distancia capa

Saiba o que é Educação a Distância (EAD) e escolha a melhor faculdade para você

Conheça as principais diferenças entre cursos presenciais e a distância, e veja qual forma de estudo se encaixa melhor na sua rotina e no seu estilo

27 de Março

Compartilhar

Na hora de entrar na faculdade não é apenas a escolha do curso que gera dúvidas. Saber qual é a faculdade certa para você é fundamental, assim decidir pela forma de estudo, principalmente quando a Educação a Distância (EAD) tem ganhado cada vez mais espaço no universo acadêmico. Dessa forma, vamos te mostrar um pouquinho de como funciona a EAD e algumas diferenças dessa opção para os cursos presenciais.

Os dois modelos de estudo são igualmente válidos, e quem pode definir o que é melhor ou não é você. Cursos a distância costumam ser a opção mais barata, pois não têm os custos de um prédio físico ou da presença dos professores. Porém, para estudar é preciso ter um computador e acesso à internet. Essa também é a opção para aqueles que têm pouco tempo, ou que precisam conciliar os estudos com o trabalho.

Crie sua agenda

Enquanto cursos presenciais exigem a frequência do aluno na sala de aula para cumprir uma carga horária já estabelecida, os cursos EAD exigem um compromisso de organização do próprio estudante. Então não pense que estudar de casa é mais fácil - criar sua própria rotina demanda organização e responsabilidade, assim como seguir as regras de uma sala de aula.

Na EAD, as aulas são gravadas e o conteúdo é transmitido pela internet, podendo ser assistido na hora escolhida pelo aluno. A frequência pode ser contada de formas variadas, e quem decide como isso será feito é a instituição de ensino. Essa contagem pode ser feita pelas horas de aula assistidas, pela entrega de atividades e realização de provas, que têm datas marcadas, e pela participação nos fóruns de discussão do curso.

Como nesta opção de estudo não existe uma sala de aula física, nem colegas, o aluno deve ser autossuficiente e não pode contar com o caderno do colega ou uma revisão em grupo das questões da prova.

O estudante poderá definir quantas horas por dia quer estudar, ou em qual momento do dia vai assistir essas aulas. Existe a comodidade de não precisar sair de casa, mas vale lembrar que é muito importante ter um espaço só para estudar, sem nenhuma distração.

Escolha qual experiência quer ter

Para quem escolhe o curso presencial, uma das maiores vantagens é ter a experiência da vida na faculdade, ter colegas de sala e contato físico com os professores. Porém, para quem opta pelo ensino a distância um ponto positivo é disponibilidade de tempo para fazer cursos extracurriculares e estágios em qualquer período do dia.

Esse benefício pode ser um grande facilitador para a entrada no mercado de profissional. Enquanto de um lado perde-se a experiência universitária, do outro ganha-se a profissional. Cabe a você saber o que é prioridade e qual forma de estudo te agrada mais.

Antes de fazer sua escolha, confira se os cursos são certificados pelo Ministério da Educação (MEC). Veja também como as instituições de ensino são avaliadas, pesquise em sites e nas redes sociais e conheça a opinião de alunos e ex-alunos. Conte para nós qual a sua escolha e compartilhe esse texto com amigos e colegas que buscam diferentes formas de estudo.

E aí, curtiu o artigo? Ficamos muito felizes por você ter lido e agora que chegou aqui vamos te dar um presente: 50% de desconto na carteirinha de estudante!
Use o cupom de desconto textosportal no seu pedido para comprar a física AQUI ou a digital AQUI

 


 

Voltar para o Blog